Governo dos Açores elogia experiência de Durão Barroso para presidência da FLAD
2026-01-14 10:23:08 | Lusa
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou a “experiência, autoridade e reconhecimento internacional” do novo presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Durão Barroso, que “nunca ignorou o valor” do arquipélago.
Numa nota de imprensa, o líder do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) saudou a nomeação do antigo presidente da Comissão Europeia para a presidência da FLAD, que foi revelada na segunda-feira.
“É alguém com provas dadas e com uma leitura muito clara do que está em jogo quando falamos do Atlântico, da Europa e da relação com os Estados Unidos”, afirmou Bolieiro, citado no comunicado.
O presidente do Governo Regional destacou a “experiência, autoridade e reconhecimento internacional” de Durão Barroso, salientando que o seu mandato acontece “num tempo em que a ligação transatlântica volta a ser especialmente relevante”.
“Ao longo do seu percurso, nunca ignorou o valor dos Açores, como território, como ponte e como parte essencial desta relação que Portugal mantém com os Estados Unidos da América”, reforçou o líder regional.
Bolieiro elogiou também o trabalho realizado por Nuno Morais Sarmento à frente da FLAD e reiterou a disponibilidade do Governo dos Açores para colaborar com a fundação de forma que a “cooperação transatlântica se traduza em projetos e resultados que aproximem pessoas, instituições e comunidades”.
“A nossa geografia e a nossa história colocam-nos no coração do Atlântico. E é aqui, muitas vezes, que esta relação se faz concreta: no diálogo institucional, na cooperação científica e académica, na cultura, na mobilidade e em novas oportunidades que podem beneficiar a região e o país”, frisou o presidente do governo açoriano.
De acordo com o despacho assinado por Luís Montenegro, a que a agência Lusa teve acesso na segunda-feira, Durão Barroso substitui a partir de quinta-feira Nuno Morais Sarmento, que pediu a demissão da presidência da FLAD por motivos de saúde.
Com 69 anos, José Manuel Durão Barroso vai presidir tanto ao conselho de administração como ao conselho executivo da FLAD, de acordo com os dois primeiros pontos do documento assinado pelo primeiro-ministro português.
"Nos termos do disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, aprovados em anexo ao Decreto-Lei n.º 168/85, de 20 de maio, na sua redação atual, designo, como membro do conselho de administração da Fundação, José Manuel Durão Barroso, que preside", refere o primeiro ponto do despacho.
O segundo ponto designa o antigo líder da Comissão Europeia como presidente do conselho executivo da FLAD. O despacho "produz efeitos a 15 de janeiro".
Durão Barroso foi presidente da Comissão Europeia durante 10 anos, entre 2004 e 2014, tendo desempenhado o cargo de primeiro-ministro de Portugal entre abril de 2002 e julho de 2004.
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento foi criada em 1985 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento económico e social português, através da cooperação entre Portugal e os Estados Unidos nos domínios empresarial, educativo, científico, tecnológico e cultural.