Festival dos Moinhos enche a ilha do Corvo
2017-08-11 10:51:39 | Lusa
O Corvo enche por altura do festival dos Moinhos que decorre a partir de sábado na mais pequena ilha açoriana, num evento musical com entrada gratuita e que este ano conta com duas bandas do continente.
"O festival é totalmente grátis, as únicas coisas que se pagam são bebidas e comidas. A ilha fica sempre com uma dinâmica diferente e o evento traz sempre gente que permanece na ilha nestes dias, o que contribui para a economia", disse o presidente da Associação de Juventude do Corvo, Diogo Vieira, em declarações à agência Lusa.
O festival, que decorre entre os dias 12 a 15, iniciou-se em 2004 e integra o cartaz da festa religiosa em honra de Nossa Senhora dos Milagres.
“As duas iniciativas complementam-se e é uma animação diferente”, salientou o presidente da Associação de Juventude do Corvo, que tem a seu cargo a organização do cartaz musical do festival dos Moinhos, mas que ajuda na festa da padroeira.
Diogo Vieira sustentou que o festival dos Moinhos implica "uma logística diferente" de eventos realizados noutras ilhas dos Açores, afirmando que "nem sempre é fácil" trazer bandas do exterior para a ilha do Corvo, onde residem mais de 400 habitantes.
“Ao contrário de outras ilhas, os artistas têm sempre que perder dias para cá virem e correm o risco de os voos estarem cheios”, referiu.
Para o presidente da Câmara Municipal do Corvo, José Manuel Silva, a festa da padroeira e o festival imprimem "uma dinâmica diferente" à ilha e "representam muito para a economia".
“Os alojamentos esgotam e depois há os gastos na alimentação e nos transportes. Normalmente quase que duplica a população do Corvo”, disse José Manuel Silva à Lusa.
O autarca sustentou que a maioria dos visitantes vêm da vizinha ilha das Flores e "muitos emigrantes que normalmente quando marcam as férias têm em conta a festa padroeira".
A ilha tem atualmente quatro minimercados, e segundo o presidente da Câmara Municipal do Corvo, apesar da grande enchente de visitantes "não esgotam os produtos".
"Já há mais comércio aberto e os visitantes sempre trazem um ou outro bem", explicou José Manuel Silva, para quem é necessário melhorar as acessibilidades à mais pequena ilha do arquipélago, por via marítima, para que mais visitantes possam vir ao festival à semelhança de outros concelhos.
'Rock It!', da ilha do Faial, Boca Doce e Perfume, do continente, além de StereoMixer, das Flores, são algumas das bandas que vão passar pelo palco do Festival dos Moinhos, cujos forasteiros têm assegurado um parque de campismo.
Na parte religiosa, as festas terminam com a procissão da padroeira.